domingo, 26 de dezembro de 2010

Show Banda Restauração!

Olá povo de Deus!


Gostaríamos aqui de manifestar o nosso agradecimento a todas as pessoas que colaboram para que a Banda Restauração pudesse estar conosco no dia 25 de dezembro. Tudo acontece segundo os propósitos de Deus, e devemos sempre render graças a Deus em todos os momentos, quer sejam bons ou não, a nossos olhos. A chuva impossibilitou que o Show acontecesse na área externa da Igreja, mas podemos louvar um pouco mais em seu interior. O louvor maior iniciou-se com a santa missa e findou-se com algumas músicas cantadas pela Banda Restauração. Por isso agradecemos ao Bom Deus por tudo e pedimos que Ele abençoe a cada um de vocês que nos ajudaram, com doações em espécie, de tortas e também na compra dos cachorros-quente e das tortas. 

Muito obrigada!

Fiquem todos na paz edificante do Rei!

Missa de beatificação de Irmã Dulce será em maio

A data para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce já foi definida. A missa com o rito que tornará beata o "Anjo Bom da Bahia" acontece no dia 22 de maio de 2011, no Parque de Exposição (Av. Paralela), em Salvador. O horário da missa ainda não foi definido.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, designou o padre Manoel Filho como coordenador do evento. Padre Manoel também esteve a frente do evento de irmã Lindalva, religiosa que viveu na Bahia e foi beatificada em 2007. 
A comissão organizadora do evento, composta por padres, leigos e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce, em breve começa a se reunir para dar os encaminhamentos necessários.
O decreto de beatificação de Irmã Dulce (1914-1992) foi assinado pelo Papa no dia 10 de dezembro. Em outubro, a Congregação para as Causas dos Santos já havia reconhecido um milagre atribuído à religiosa, encerrando o processo que começou em junho de 2001.



Assista ao documentário "Mãos carinhosas", sobre a vida e obra de Irmã Dulce



Muitas famílias felizes, neste Natal!


Queridos irmãos, queremos aqui manifestar o nosso agradecimento a todos que se empenharam na Campanha Natal da Comunidade: Faça uma família feliz!.
Foram 170 cestas básicas que conseguimos! 
Que bênção de Deus! 
Como foi bom e gratificante ver o sorriso na face de tantas pessoas... a sua contribuição, caro irmão, fez a alegria de muita gente da nossa comunidade, por isso desejamos de coração que a sua atitude de solidariedade, que é bem vista aos olhos de Deus, possa ser convertida em infinitas bênção. Porque como nos diz a Palavra de Deus,  se plantares bons frutos, tua colheita boa será.
Que o Senhor Deus derrame sobre a vida de cada um de vocês, que contribuíram para o sucesso desta campanha, muita bênçãos de paz, saúde, amor e fé.
Jamais percam a oportunidade de alimentar o seu próximo, quer seja materialmente quer espiritualmente, pois o nosso Bom Deus há sempre de recompensar tudo que ofertares com amor.
Obrigada a todos!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL

No dia 22, os grupos de nossa paróquia se reuniram em clima de Natal, para juntos confraternizarem. Foi um momento de imensa alegria e paz. Todos expressaram seus sentimentos das mais diversas formas e fizeram desta noite um momento encantador.

Confira as fotos clicando na imagem:






quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Show de Natal!


Olá povo de Deus!


Gostaríamos aqui agradecer a todos que nos ajudaram doando tortas, bem como comprando e se deliciando com as mesmas. É muito importante que vocês saibam o real objetivo desta promoção, que está acontecendo aos domingos que antecedem o Natal, em nossa Igreja. 
Queremos ter uma noite de Natal diferente, com muito louvor, e para isso estamos trabalhando para que a Banda Restauração de Vitória da Conquista, venha fazer um show na porta de nossa Igreja. Mas precisamos contar ainda mais com o seu apoio.

Para que de fato este projeto seja realizado, necessitamos de sua ajuda, querido irmão. Este domingo agora iremos fazer cachorro-quente, por isso nos ajude comprando ou fazendo doações em materiais ou dinheiro. Procure a secretaria paroquial e veja o que você pode estar ofertando... Precisamos de você! 

Um mais um é sempre mais que dois! O nosso sucesso será fruto da nossa união... se darmos às mãos e juntos trabalharmos, com certeza conseguiremos fazer do nosso Natal um momento mais que especial!

Fiquem todos na paz, esperança e amor que o Menino-Jesus vem trazer aos nossos corações!

Confraternização Catequese

Aconteceu domingo, dia 12/12/2010, a confraternização da Catequese no Salão Paroquial de nossa Igreja. Foi de fato uma ótima oportunidade de interação entre todas as crianças. Ocorreu inúmeras apresentações, das quais as crianças encenaram lindamente o nascimento de Cristo. A presença do Pe. Bebeto também foi motivo de enorme alegria, pois com seu jeito abençoado de ser, brincou com nossos pequeninos cristãos e ensinou-lhes  a viver o real sentido do Natal. Como foi bom viver este momento, queremos agradecer aos pais que compareceram juntamente com seus filhos e a toda a equipe da catequese que se empenhou para que esta festa acontecesse. 

Agora confiram as fotos deste evento:





Obrigada irmão, por fazer uma família feliz!



A generosidade humana é sem sombra de dúvidas, fruto do amor de Deus.

Como é bom meus queridos irmãos, poder ver o quanto vocês estão sendo generosos nesta campanha de Natal. Com certeza o seu gesto caridoso fará muitas famílias, da nossa cidade, felizes.

Queremos aqui manifestar o nosso agradecimento por cada quilo de alimento e brinquedo doado, junto com eles temos a certeza que também está sendo ofertado às nossas famílias carentes, o carinho, o amor fraternal e o desejo que ano vindouro possa ser de melhores perspectivas.

Que Deus abençoe a vida de cada um de vocês, que estão contribuindo solidariamente na alimentação material e espiritual de muitos irmãos neste Natal.

Que o Menino-Jesus revigore suas vidas com amor, esperança e luz.

A paz de Jesus a todos.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A coroa do advento



Desde a sua origem a Coroa de Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal sobretudo às crianças, preparar-se para a celebração do Santo Natal, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus Cristo é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é família.
        
Além da coroa como tal com as velas, é uso antigo pendurar uma coroa (guirlanda), neste caso sem velas, na porta da casa. Em geral laços vermelhos substituem as velas indicando os quatro pontos cardeais. Entrou também nas igrejas em formas e lugares diferentes, em geral junto ao ambão. Cada domingo do Advento se acende uma vela. Hoje está presente em escolas, hotéis, casas de comércio, nas ruas e nas praças. Tornou-se mesmo enfeite natalino. Já não se pode pensar em tempo de Advento sem a coroa com suas quatro velas.


Simbolismo da Coroa de Advento 
Pelo fato de se tratar de uma linguagem simbólica, a Coroa de Advento e seus elementos podem ser interpretados de diversas formas. Desde a sua origem ela possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Trata-se de acolher e cuidar da vida onde quer que ela esteja ameaçada. Podemos dizer que a Coroa de Advento constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. É, sobretudo, um hino à vida que brota da verdadeira Vida.
A mensagem da Coroa de Advento é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos.

O Círculo
A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo. 
Desde a Antigüidade, a coroa é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, a coroa de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.

Os ramos verdes
Os ramos verdes que enfeitam o círculo constumam ser de abeto ou de pinus, de ciprestes. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.

Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e, por isso, problemático, menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão e com isso não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza. Por isso, a tendência de se substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, nozes, espigas de trigo.         

Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor. 
Deste modo, nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. 
Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo, que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.


As velas
As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do Nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa, as cores dos domingos do Advento. 

O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).
Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:
  • a primeira vela é do profeta;
  • a segunda vela é de Belém;
  • a terceira vela é dos pastores;
  • a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:
  • a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:
  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.



BECKHÄUSER, Frei Alberto, Coroa de Advento – história, simbolismo e celebrações, Vozes, 2006.

A nossa Igreja já montou o Presépio!




Vejam como ficou lindo nosso presépio!

Desde o dia 08 de dezembro que a nossa Igreja veste-se do espírito e da roupagem do Natal. O Pe. Bebeto com todo carinho e dedicação armou este lindo presépio.

E você sabe o significado do presépio? Ainda não? Então reserve um tempinho agora e fique por dentro da história, desta nossa tradição religiosa...

A palavra “presépio” significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”. Contudo, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo, acompanhado pela Virgem Maria,  S. José e uma vaca e um jumento, por vezes acrescenta-se outras figuras como pastores, ovelhas, anjos, os Reis Magos, entre outros. Os presépios são expostos não só em Igrejas mas também em casas particulares e até mesmo em muitos locais públicos.
Os primeiros presépios surgiram em Itália, no século XVI, o seu surgimento foi motivado por 2 tipos de representações da Natividade (do nascimento de Cristo): a plástica e a teatral. A primeira, a representação plástica,  situa-se no final do século IV, esta surgiu com Santa Helena, mãe do Imperador Constantino; da segunda, a teatral, os registros mais antigos que se tem conhecimento são século XIII, com Francisco de Assis, este último, na mesma representação, também contribui para a representação plástica, já que fez uma mistura de personagens reais e de imagens. Embora seja indubitável a importância destas representações da Natividade para o aparecimento dos presépios, elas não constituem verdadeiros presépios.
O nascimento de Jesus começou a ser celebrado desde o século III, data das primeiras peregrinações a Belém, para se visitar o local onde Jesus nasceu.
Desde o século IV, começaram a surgir representações do nascimento de Jesus em pinturas, relevos ou frescos.
Passados nove séculos, no século XIII, mais precisamente no ano de 1223, S. Francisco de Assis decidiu celebrar a missa da véspera de Natal com os cidadãos de Assis de forma diferente. Assim, esta missa, em vez de ser celebrada no interior de uma igreja, foi celebrada numa gruta, que se situava na floresta de Greccio (ou Grécio), que se situava perto da cidade. S. Francisco transportou para essa gruta um boi e um burro reais e feno, para além disto também colocou na gruta as imagens do Menino Jesus, da Virgem Maria e de S. José. Com isto, o Santo pretendeu tornar mais acessível e clara, para os cidadãos de Assis, a celebração do Natal, só assim as pessoas puderam visualizar o que verdadeiramente se passou em Belém durante o nascimento de Jesus.
Este acontecimento faz com que muitas vezes S. Francisco seja visto como o criador dos presépios, contudo, a verdade é que os presépios tal como os conhecemos hoje só surgiram mais tarde, três séculos depois. Embora não considerado o criador dos presépios (depende do ponto de vista), é indiscutível que se o seu contributo foi importantíssimo para o crescimento do gosto pelas recriações da Natividade e, consequentemente, para o aparecimento dos presépios.
No século XV, surgem algumas representações do nascimento de Cristo, contudo, estas representações não eram modificáveis e estáticas, ao contrário dos presépios, onde as peças são independentes entre si e, desta forma, modificáveis.
É, nos finais do século XV, graças a um desejo crescente de fazer reconstruções plásticas  da Natividade, que as figuras de Natal se libertam das paredes das igrejas, surgindo em pequenas figuras. Estas figuras, devido à sua plasticidade, podem ser observadas de todos os ângulos; outra característica destas é a de serem solto, o que permite criar cenas diferentes com as mesmas figuras. Surgem, assim, os presépios.
A característica mais importante de um presépio e a que mais facilmente permite distingui-lo das restantes representações da Natividade, é a sua mobilidade, o presépio é modificável, neste com as mesmas peças pode recriar-se os diferentes episódios que marcam a época natalícia.
A criação do cenário que hoje é conhecido como presépio, provavelmente, deu-se já no século XVI. Segundo o inventário do Castelo de Piccolomini em Celano, o primeiro presépio criado num lar particular surgiu em 1567, na casa da Duquesa de Amalfi, Constanza Piccolomini.
No século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

 
Obs.: Para melhor visualizar o cartão, clique nele. 

A Paróquia São Pedro deseja a todos um Natal repleto de bênçãos e que o Menino Jesus derrame sobre vocês a graça de possuírem sempre um espírito renovado em Teu amor, para que 2011 possa ser um ano de prosperidade, e de fato possamos todos sonhar e viver numa nova sociedade com justiça, paz e fraternidade! 



Querido amigo paroquiano, é através deste cartão que o nosso estimado Padre Bebeto vem lhe desejar:

"Que o Natal seja uma festa, uma ceia sagrada fazendo de cada moradia um presépio e de cada coração uma manjedoura, que acolhe com alegria e amor o Menino-Deus, o Messias, O Salvador!"

Tenha um Feliz Natal e um Ano Novo agraciado de esperança e paz! 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Campanha Natal da Comunidade: Faça uma Família Feliz

É chegado o momento de nos prepararmos para o Natal do Senhor, de renovar em nossos corações a proposta do amor de Deus com o nascimento de seu filho Jesus, que renasce sempre em nossos corações.
 Na oportunidade, a Paróquia São Pedro de Macarani/BA deseja realizar o Natal para os nossos irmãos carentes. Desta forma, convidamos você, prezado irmão (a) internatuta, para nos ajudar nesta missão de generosidade humana, proporcionando alegria em tantos corações que esperam o nosso gesto de humanidade e solidariedade cristã.  
Sua doação poderá ser em alimentos ou em brinquedos para as famílias carentes de nossa comunidade.
Caso você, amigo cristão, deseje colaborar, proporcionando felicidade a tantas famílias através deste gesto generoso, entre em contato conosco pelo telefone abaixo:       


(77) 3274-2108  Secretaria Paroquial
 
Ligue, contribua conosco e Faça uma Família Feliz! A sua ajuda faz toda a diferença.  
A Paróquia São Pedro na pessoa do Pe. Bebeto, agradece a sua doação e deseja desde já um abençoado Natal.

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe