Pastorais

A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.  Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”.


Nossas Pastorais, Comunidades e Movimentos



Pastoral dos Adolescentes
Pastoral do Batismo
Pastoral da Catequese
Pastoral da Criança
Pastoral Crisma
Pastoral do Dízimo
Pastoral da Liturgia
Pastoral da Juventude - Matriz
Pastoral da Juventude - Comunidade Santo Antônio
Movimento do Cursilho
Legião de Maria - Três Praesidium
Apostolado da Oração
Grupo de Coroinhas
Grupo Cirineu
Grupo Coração de Maria
Grupo de Canto
Grupo Oração Jesus Misericordioso
Grupo Santa Rita de Cássia
Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística
Comunidade Santo Antônio
Comunidade São João Batista
Comunidade N. S. da Medalha Milagrosa
Comunidade N. S. Aparecida
Comunidade Santo Expedito
Comunidade São Sebastião
Comunidade N. S. de Guadalupe
Comunidade Nossa Senhora das Graças
Comunidade Bom Jesus de Itabaí
Comunidade Santa Isabel
Oratório Nossa Senhora de Fátima 
Movimento Nossa Senhora Mãe Peregrina



Conselho Pastoral


O Conselho Pastoral Paroquial é um órgão representativo da comunidade paroquial, que tem uma missão: informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no setor humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.É um conselho consultivo que o pároco faz questão de ouvir, para o ajudar a fazer uma leitura mais completa e correta da realidade paroquial e para dele receber sugestões e propostas de acção a desenvolver para fazer crescer na paróquia a comunidade eclesial - o “Povo de Deus”.


Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, refletir sobre elas e “planejar, dinamizar e coordenar todas as atividades de caráter pastoral”, lançando “ações que requeiram a responsabilização de toda a paróquia”.Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e ação, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a corresponsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã. No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de acção pastoral e o programa anual de atividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.
Nossos encontros acontecem segundo a programação da agenda, consulte sempre e fique por dentro.



Conselho Econômico


O Conselho Econômico Paroquial é um órgão previsto no atual Código de Direito Canônico, seguindo a linha traçada pelo Concílio Vaticano II, cuja função é administrar corretamente os bens da paróquia, de forma a proporcionar à comunidade paroquial os meios materiais necessários à realização integral da sua missão.


De fato, para que a paróquia (uma instituição importante na vida da Igreja) possa realizar a sua missão evangelizadora, através do anúncio da Palavra, da celebração dos sacramentos e da prática da caridade, precisa naturalmente de alguns meios materiais, cabendo ao Conselho Económico administrá-los ao serviço do plano pastoral.


Nossos encontros acontecem juntamente com o Conselho Pastoral Paroquial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário