sábado, 28 de abril de 2012

Acontecerá em nossa paróquia uma Manhã de Espiritualidade Paroquial, neste domingo dia 29/04 a partir das 07:00h da manhã na Igreja Matriz, a qual contaremos com a presença da Ir. Mayane da Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena, que conduzirá este encontro juntamente com o nosso Pe. Bebeto. Veja abaixo a programação: 


Este momento de espiritualidade e voltado principalmente para os nossos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Coordenadores de pastorais, no entanto estará aberto para toda a comunidade.

Por isso meu irmão venha participar conosco desta manhã de graça.

Cristo espera por você e nós também!

domingo, 15 de abril de 2012

FESTA DE SANTO EXPEDITO 2012

Amanhã, dia 16/04 iniciará os festejos de Santo Expedito em nossa comunidade. Segue abaixo a programação: 


A Comunidade Santo Expedito convida a todos vocês, para festejar juntamente com eles esses 04 dias de honra a este santo, que soube no imediatismo da fé, servir a Deus.

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

Querido irmão
Está acontecendo hoje (15/04) em nossa paróquia um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com 10 horas de orações initerruptas da Divina Misericórdia. Acompanhe a programação abaixo:


Venha adorar a Cristo conosco. Diga sim a esse chamado. Este momento iniciou-se às 09h e encerrará às 19h, dando início a santa missa.

Esperamos por você!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A nossa força está na Ressurreição de Cristo!


O nosso dia a dia de cristão precisa ser vivido como num dia de Páscoa: dia de alegria, de júbilo e de vitória! Essa é a esperança que deve estar no coração do combatente: a esperança da ressurreição!
Jesus, após ressuscitar, aparece aos apóstolos. Eles – que até então estavam tristes, abatidos e com medo por terem presenciado a morte d'Ele –, são tomados pela alegria da Ressurreição do Senhor. 
A Páscoa é o ressuscitar de um novo tempo. É vida nova em Cristo. A Igreja celebra a vitória de Jesus sobre a morte e nos convida para assumirmos essa vida nova.
A alegria é fruto do Espírito Santo. Por isso, precisamos estar repletos d’Ele para que essa virtude preencha toda a nossa vida.

Feliz Páscoa! 
Deus o abençoe!

Monsenhor   Jonas Abib 
Fonte: Site da Canção Nova.

Na cruz há vida!



“A muitos parece dura esta palavra: “Renuncia a ti mesmo, toma a cruz e segue Jesus”(Jo 6, 61). Mas será ainda mais duro ouvir esta última palavra: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno”(Mt 16,24-30). Os que agora se alegram ao ouvir a linguagem da cruz e a seguem não precisam ter medo de ouvir a condenação eterna.
Na cruz a salvação, na cruz a vida; na cruz a proteção contra os inimigos; na cruz, a efusão das doçuras do alto; na cruz, a força da alma; na cruz, a perfeita santidade. Não há salvação, não há esperança de vida eterna a não ser na cruz” (Imitação de Cristo).
Esperamos que esta Semana Santa, você esteja entrando na escola da cruz que gera vida!
Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Aprenda com um bom exemplo

Para o Senhor tudo; para o Salvador o melhor!


O breve e concreto relato da Paixão segundo São Marcos apresenta-nos, ao menos, três modos de nos colocarmos diante do Cristo Nosso Senhor. Dois modos inadequados, que deveremos evitar, apesar de tantas vezes neles cairmos; e um modo correto, a que somos continuamente chamados. Ei-los:
Primeiramente, o modo dos discípulos, tão vergonhoso: “Então todos O abandonaram e fugiram”. Oh! meu irmão, que desde o início temos sido covardes, desde o princípio somos um mísero bando de infiéis! Quantas vezes, nos apertos da vida, também fugimos e abandonamos o Senhor: nos vícios, no comodismo, na busca de crendices e seitas, no fascínio por ideologias, ideias e filosofias opostas à nossa fé! Como é fácil fugir, como é fácil, ainda agora, abandoná-Lo! – Perdoa-nos, Senhor Jesus, porque ainda hoje somos assim, ainda somos como os primeiros discípulos: frágeis, inconstantes, covardes mesmo! Perdoa-nos pelo pouco amor, pela falta de compromisso!
Depois, o modo de Pedro, que “seguiu Jesus de longe”. Atenção, caríssimos “Pedros” que leem estas palavras! Não se pode seguir o Senhor Jesus de longe! Quem O segue assim? Quem pensa poder ser discípulo pela metade; quem se ilude, pensando seguir o Senhor sem combater seus vícios e pecados; quem imagina poder servir a Deus e ao dinheiro, ao Senhor e aos costumes e modos e pensamentos do mundo! Como terminarão estes? Como terminou Pedro: negando conhecer Jesus! – Senhor, olha para nós, como olhaste para Pedro; dá-nos o arrependimento e o pranto pela covardia e frieza em Te seguir! Faze-nos verdadeiros discípulos Teus, que Te sigam de perto até a cruz, como o Discípulo Amado, ao lado de Tua Santíssima Mãe!
Finalmente, uma atitude bela e digna de um verdadeiro discípulo do Senhor: aquele gesto, da misteriosa mulher, que ungiu a cabeça do Senhor com nardo puro, caríssimo! Notou, irmão em Cristo, o detalhe de São Marcos? “Ela quebrou o vaso e derramou o perfume na cabeça de Jesus”. Quebrou o vaso, isto é, derramou todo o perfume, sem reservas, sem pena, com amoroso estrago...
Para o Senhor, tudo; para o Salvador o melhor! E São João diz que “a casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo” (cf. Jo 12,3). Ó mulher feliz, discípula generosa! Dando tudo ao Senhor, perfumou toda a casa com o bom odor de um amor ser reservas! Quanta generosidade dessa mulher "politicamente incorreta"! Quanta hipocrisia, quanta mesquinhez dos apóstolos "politicamente corretos", que não compreenderam seu gesto de amor gratuito! – Senhor Jesus, faz-nos generosos para Contigo!
Que Te amemos como essa mulher: sem reservas, sem fazer contas! Ó Senhor, que nos amaste até o extremo, ensina-nos a Te amar assim também, colocando nossos perfumes, isto é, aquilo que temos de precioso, a Teus pés! Então, o mundo será melhor, porque o bom odor do amor haverá de se espalhar como testemunho da Tua presença!


Dom Henique Costa, Bispo Auxiliar de Aracaju.


A beleza da Quinta-feira Santa

"Eu vos dou um novo mandamento"


Na véspera da festa da Páscoa, Jesus, por saber que havia chegado a Sua hora de voltar para o Pai e que este era o momento do supremo amor, pois Ele mesmo “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (cf. Jo 13,1), durante a Santa Ceia lavou os pés dos discípulos e instituiu a Eucaristia.
A Igreja, com o mesmo amor de Jesus pelos homens, celebra na Quinta-feira Santa o mistério da instituição da Eucaristia e realiza novamente a cerimônia dos lava-pés. Para entender o que significa esse belo sinal de Cristo, precisamos voltar ao tempo e entender a cultura judaica. Todo aquele que se sentava à mesa, tinha que passar pelo rito da purificação exterior, caracterizado pelo ato de lavar-se. Normalmente esse gesto era realizado pelos servos.
Quando Jesus se despojou de Suas vestes e colocou o manto dos servos para lavar os discípulos já causou grande espanto, o primeiro gesto do Rei que se despoja de Seu manto glorioso e se rebaixa como servo. Pedro, assustado a princípio, queria impedir o Senhor de realizar tal ato, mas foi exortado imediatamente por Ele, não lhe restando outra atitude a tomar a não ser a de suplicar ao Mestre que não apenas lavasse os seus pés, mas sim, todo o seu corpo.

Jesus purifica os discípulos por meio de Suas palavras e gestos, assim, nós somos chamados a entrar com Ele em Seu mistério, e purificados pelo Senhor, mudar toda a nossa forma de existir e de pensar, nos colocando a partir disso como servos dos homens.
A Sagrada Eucaristia é o sacramento em que Jesus entrega o Seu Corpo e o Seu Sangue – Ele próprio, por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o Seu regresso, confiando assim à Sua Igreja o memorial da Sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, nossa alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.
Portanto, a Eucaristia é um memorial no sentido que torna presente e atual o sacrifício que Cristo ofereceu ao Pai, uma vez por todas, na cruz, em favor da humanidade. O carácter sacrificial da Eucaristia manifesta-se nas próprias palavras da instituição dela: "Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós” e “este cálice é a nova aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós" (Lc 22,19-20). O sacrifício da cruz e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício. Idênticos são a vítima e Aquele que oferece, diverso é só o modo de oferecer-se: cruento na cruz, incruento na Eucaristia.
A Igreja participa do Sacrifício Eucarístico de forma direta, pois, na Eucaristia, o sacrifício de Cristo torna-se também o sacrifício dos membros do Seu Corpo. A vida dos fiéis, o seu louvor, o seu sofrimento, a sua oração, o seu trabalho são unidos aos de Cristo. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é também oferecida por todos os fiéis vivos e defuntos em reparação dos pecados de todos os homens e para obter de Deus benefícios espirituais e temporais. A Igreja do céu está unida também à oferta de Cristo.
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de um modo único e incomparável. De fato, está presente de modo verdadeiro, real, substancial: com o Seu Corpo e o Seu Sangue, com a Sua Alma e a Sua Divindade. Nela está presente em modo sacramental, isto é, sob as Espécies Eucarísticas do pão e do vinho, Cristo completo: Deus e homem.
Comecemos desde já a pedir ao Espírito Santo que nos prepare para podermos entender cada expressão e cada gesto de Jesus Cristo, a fim de entrarmos em comunhão com Ele e, assim, colocarmos toda a nossa existência a Seu serviço, lavando os pés dos irmãos e tendo uma vida de profundo amor pela Eucaristia, na certeza de que o Senhor, naquela noite, não nos deixou um símbolo, mas a própria realidade: Ele mesmo, sob as espécies do pão e do vinho. 




Fonte: Site da Canção Nova.