quinta-feira, 24 de março de 2011

Podemos encontrar um tesouro nas estradas da vida

Ninguém passa por nós sem deixar algo de si

Nas estradas da vida, encontrar os tesouros...
"Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro".
Ao longo da vida, tive amigos que me defenderam na escola.
Tive também amigos que me fizeram persistir naquilo em que eu acreditava, e mesmo quando não tinha mais condições de acreditar em meus sonhos, eles me ajudaram a recomeçar e novamente a sonhar...
Tive amigos que, muitas vezes, acreditaram que eu poderia dar mais, que eu poderia ser mais, que eu poderia ser aquilo que Deus sonhou para mim.
Tive amigos especiais, os do céu e os da terra, que me ensinaram a amar. Amar com gestos concretos. Amar nos momentos ordinários da vida e nos momentos de grandes tribulações. Amar quando não se quer amar...
Tive amigos inesquecíveis que se alegraram comigo em minhas vitórias e no dia da minha angústia choraram comigo.
Tive amigos que disseram tudo, quando nem mesmo abriram a boca, mas sim pelo único fato de estarem presentes.
Tive amigos que passaram e outros que permaneceram, mas como já ensinava o pequeno príncipe: “Ninguém passa pela nossa vida e não deixa algo de si dentro de nós”, cada um desses amigos são, portanto, marcas do eterno dentro de mim, o passado e o presente sempre num único instante.
Continuo percorrendo as estradas da vida, ora avançando, ora recuando, mas sempre procurando novos tesouros... Quem sabe eu o encontre por aí.
Lúcio Domício
Comunidade Canção Nova

Ei pessoal aproveitem este Encontro da CEBs, para procurar novos tesouros, porque com certeza estará repleto de preciosidades... Fortaleçam os laços de amizades e edifiquem outros. Deus sempre tem algo de bom a nos ensinar através do nosso próximo.
Fiquem com Deus.
Abraços fraternais.

E A CEBs VEM AÍ, OLÊ OLÊ OLÁ...!

É COM ENORME ALEGRIA QUE A NOSSA PARÓQUIA IRÁ SEDIAR ESTE ANO O  ENCONTRO DAS COMUNIDADES DO VICARIATO , QUE ACONTECERÁ:


DIAS 26 E 27 DE MARÇO. 



E VOCÊ, MEU QUERIDO IRMÃO É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL, PORQUE NESTE PRÓXIMO SÁBADO (26) O TREM DAS CEBs JÁ ESTÁ CHEGANDO EM NOSSA CIDADE, PARA JUNTOS REUNIRMOS EM COMUNHÃO COM CRISTO JESUS.
ESTAMOS ESPERANDO ANSIOSOS PELA SUA CHEGADA, QUE COM CERTEZA MUITA LUZ, PAZ E ALEGRIA TRARÁ.
VOCÊ QUE PARTICIPA DE ALGUMA PARÓQUIA DO NOSSO VICARIATO SÃO JOÃO, VENHA CELEBRAR CONOSCO ESTE MOMENTO DE ARTICULAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.

CONTAMOS COM A LUZ QUE A PRESENÇA DE CADA UM DE VOCÊS, IRRADIAM...!


DEUS ABENÇOE A TODOS, E ATÉ DIA 26... !!!! O TREM DA CEBs VEM AÍ, OLÊ OLÊ OLÁ...


EMBARQUE NESTA VIAGEM DA FÉ.


terça-feira, 8 de março de 2011

Feliz Dia Internacional da Mulher!

À você Mulher


Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
 
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. 

Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Quaresma

Como viver bem esse tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola?

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: "Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!" (2 Cor 5, 20); "exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2 Cor 6, 1-2).
Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.
Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, "voltamos ao pó" que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: "És pó, e ao pó tu hás de tornar". (Gênesis 2, 19)
Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.
Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola ('remédios contra o pecado'). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne.
Na Oração da Missa de Cinzas a Igreja reza: "Concedei-nos ó Deus todo poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal".
Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso.A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.
Quaresma é um tempo de "rever a vida" e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: "Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca".
Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.
Santo Agostinho dizia que "o pecador não suporta nem a si mesmo", e que "os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria". A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, aQuaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
Para isso podemos fazer uma confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: "a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados". Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.
Jesus quis que nos confessemos com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.
Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.
Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua "lembrança", mas a sua "presentificação"; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, "torna-se presente a nossa redenção".
Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.
                                                                                             Felipe Aquino

Quarta-feira de Cinzas

'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar'

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).
A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.
Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão.
O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma.

                                                                                                          Padre Roger Luis

Campanha da Fraternidade 2011

Sempre no primeiro dia da quaresma, quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica, por promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abre a Campanha da Fraternidade, para todo o território brasileiro.

A cada ano, o objetivo é propor reflexões pertinentes à sociedade. Em 2011 ela começa no dia 09 de março (Quarta-feira de Cinzas) e termina no dia 17 de abril (Domingo de Ramos).
Este ano, a CNBB propõe que todas as pessoas olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para sua destruição. Fenômenos como aquecimento global e as mudanças climáticas são sérias ameaças para a vida humana, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.
É nesse contexto que a Campanha da Fratenidade 2011 (CF 2011) propõe como tema “Fraternidade e a vida no planeta”. O lema é “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)”.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Campanha do Telhado


Quer saber como você pode contribuir na reforma do telhado da nossa Igreja Matriz?

É muito simples. Basta procurar a Secretaria Paroquial para pegar seu carnê e com apenas R$ 10,00 (dez reais) por mês, durante quatro meses (março, abril, maio e junho), poderá nos ajudar nesta obra. 
Ah... e além das bênçãos que Deus derramará sobre sua vida, ao final da sua contribuição que totalizará em R$ 40,00 (quarenta reais) você estará concorrendo, através de sorteio, a vários prêmios.

Esperamos contar com a colaboração de toda a comunidade!

Sonhe conosco, porque: "Sonho que se sonha junto, torna-se realidade."

Que Deus abençoe a todos sempre.

Virtudes e Defeitos

Uma fruta tem mais chance de se estragar e apodrecer quando está madura do que quando está verde

Estes dias vi o professor Felipe Aquino respondendo brilhantemente a uma pergunta feita por um telespectador durante o seu programa Escola da Fé, na TV Canção Nova. O telespectador perguntou como era possível que o demônio, que já foi um anjo bom e servidor de Deus, tenha se tornado alguém tão odioso e maldoso. O professor respondeu de uma maneira simples, mas muito profunda. Ele falou que uma fruta tem mais chance de se estragar e apodrecer quando está madura do que quando está verde. Desta maneira explicou que uma má atitude fez com que o maligno, antes uma criatura angelical de Deus, se tornasse seu inimigo.
Ainda outro dia, em um recolhimento espiritual em Curitiba do Opus Dei, movimento católico que participo além da RCC, vi o Padre Manuel Correia explicar maravilhosamente que existe uma linha tênue entre virtudes e defeitos. E, por isso, precisamos ter um discernimento para verificar se muitas vezes o que chamamos de virtude não é na verdade um grande defeito e vice-versa.
Rapidez, por exemplo, é uma virtude, pressa, no entanto, um defeito.
Perseverança, uma grande virtude que nos ajuda a finalizar projetos.
Teimosia, um efeito de insistir em algo errado, não dar o "braço a torcer".
Fazer as coisas da melhor maneira possível, uma grande virtude que faz com que glorifiquemos a Deus, nos afazeres do dia-a-dia .
Perfeccionismo, um defeito de querer que as coisas saiam certas nos mínimos detalhes e na altura de nosso eu. "Isto não é digno de mim. Se não for para fazer bem feito então é melhor não fazer".
Prudência, uma virtude declarada por Jesus como importante. Virtude de saber onde se está pisando sem, no entanto, desconfiar das pessoas.
Desconfiança, um defeito de pré-julgar alguém ou alguma coisa, não dar uma segunda chance, viver com o “pé atrás”.
Mansidão, virtude de um coração com paz interior que se transparece em atos concretos.
Passividade, um defeito de não corrigir alguém ou algo, fingir que não vê erros dos outros a fim de que a nossa imagem não seja prejudicada.
Existem ainda outras virtudes muito próximas de defeitos. Por isto, não devemos esquecer de pedir ao Espírito Santo que nos dê força para jamais “apodrecermos” e que Ele nos ajude a nos moldarmos segundo os traços e valores de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Daniel Godri

A casa sobre a rocha

Muitas pessoas estão em busca de alternativas mais sadias

Descobrir os caminhos para a maravilhosa aventura cristã no meio do mundo é contínua provocação positiva que desejamos acolher juntos. O Cristianismo é e será sempre resposta às mais profundas inquietações do coração humano, a ser oferecida a todas as gerações através da palavra e do testemunho dos cristãos. Numa quadra da vida do mundo marcada por tantas mudanças, vale a pena ir ao encontro das perguntas feitas pelas gerações atuais, especialmente dos jovens, cujas atitudes e comportamento nos deixam desconcertados.
Há no ar um desejo de respostas objetivas às interrogações das pessoas. Com gente altamente questionadora, os raciocínios detalhados e detalhistas não conseguem ir ao cerne das questões e ao coração. Ao lado e dentro da necessária objetividade, a verdade, especialmente quando incomoda, corresponde ao desejo mais profundo do coração humano. Nas lides pastorais, ouvi recentemente um jovem reagindo à exposição dos ensinamentos da Igreja a respeito da castidade: "Ainda que nem sempre consigamos praticar o que ouvimos, dentro de nós sabemos ser este o caminho da felicidade". Mais cedo ou mais tarde, ressoa clara a voz da consciência, grito do Espírito Santo de Deus dentro de cada ser humano.
Em tempo de carnaval, vale notar que a festa em si poderia ser vivida como grande ocasião de confraternização. Entretanto, o que se assiste por aí tem quase nada de cultura, zero de qualidade musical e muito de iniciação irresponsável dos adolescentes na vida sexual, aos quais os preservativos distribuídos a rodo dizem apenas que, desde que não peguem doenças ou gerem filhos, todo o resto é lícito! Muitos preferem ficar em casa, outros tantos vão a sítios e chácaras em encontros de família. E não é raro encontrar também nas famílias o excesso de bebidas e outras drogas. A vida entendida como uma esponja destinada a absorver todas as satisfações possíveis! O resultado é um terrível vazio, reduzindo a Quarta-feira de Cinzas, que olha para a Páscoa e não para o carnaval, a um desagradável fenômeno chamado "ressaca".
Muitas pessoas estão em busca de alternativas mais sadias, como quem decide participar de retiros ou encontros de formação durante esse período [carnaval]. Sábia decisão que rompe a cadeia do ócio e do vício. Mas o mais importante é a sadia inquietação que o próprio Espírito Santo planta no interior do coração humano, suscitando a busca de algo mais consistente. Construir o edifício da vida sobre a base de tanta superficialidade resulta em tristeza e falta de rumo.
Então, o que fazer? Desfraldar a bandeira e começar uma guerra contra festas e vícios, considerando-nos bastiões de resistência num mundo hostil, condenando os que se divertem pelos pares da vida e fechando-nos em atitudes anacrônicas? Constato que tais atitudes não constroem a nova casa para os seres humanos que Deus criou com tanto amor. Há outra estrada, proposta aos cristãos e por eles a tantas pessoas de boa vontade, feita de fidelidade cotidiana à palavra do Evangelho. Com ele, aprenderemos a escutar as razões mais profundas e acolher as inquietações dos outros. Estes encontrarão em nós uma reserva de humanidade que jorra como fonte de água viva. Brotará um inquebrantável compromisso com a verdade e a retidão, no qual o primeiro passo será sempre de quem descobriu a pérola do Reino de Deus. Vendo pessoas que amam a vida e dela desfrutam sem destruí-la, esta mesma vida suscitará perguntas mais profundas e provocará uma mudança. Como fez com Seus primeiros discípulos, o Senhor Jesus não pedirá ao Pai que sejam tirados do mundo, mas preservados do mal. 
Quando muda a alma, as pessoas buscarão uma vida mais saudável, pois por fora e com imposições, não se transformam os corações. Muitas vezes, escorregando pela ribanceira abaixo, olha-se para o alto, onde uma nova cidade, chamada Jerusalém celeste, já antecipa seus sinais e suas estruturas. Maior do que o peso da árdua subida será a alegria do Céu que desce à terra todas as vezes em que o Evangelho é vivido. O desafio entregue à nossa geração é viver de tal modo que a vida cristã atraia mais do que todas as propagandas do mundo inteiro!

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém - PA